Theo Medeiros, restaurante.
Blanquete de Vitela

Ingredientes: (Para quatro pessoas)

- 1 Kg de Alcatra de Vitela limpa e em cubos

- 1 cebola em pedaços grandes

- ½ alho-poró em pedaços grandes

- 3 folhas de Loro

- 1 ramo de Tomilho

- 500 ml de creme de leite fresco

- sal a gosto

Modo de Preparo:

 Ponha a carne, os legumes e as ervas para cozinhar em água fria, cozinhe em fogo brando até ficar bem macio, mas sem desmanchar. O cozimento deve levar aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

 Retire do fogo, tire a carne e reserve; leve novamente a panela ao fogo somente com o caldo, acrescente o creme de leite e deixe reduzir até a metade, acerte o sal e coloque a carne de volta na panela, sem os legumes e as ervas.

Sirva com Fetuccini, purê de batata ou arroz.

Bom Appetit

Chef Theo Medeiros

 

 

Medalhão de filet recheado com Brie com Risoto de castanhas e frutas secas ao Molho de vinho tinto.

Ingredientes: (4 pessoas)

  4 medalhões de filet mignon de 200g cada;

  4 pedaços de queijo brie de 40g cada (quadrados);

  160g arroz arbóreo;

 300ml molho roti;

  500ml de vinho tinto seco;

  1 cebola grande;

  200ml de vinho branco seco;

  200g de manteiga;

  1 litro de caldo de legumes;

  80g de queijo parmesão ralado;

  120g mix de castanhas e frutas secas (damascos, ameixas,tâmaras,castanhas de caju, do pará e nozes). Tudo bem picado.

  Palitos de dente

  Óleo

  Sal

  Pimenta

Modo de Preparo:

Com a ponta da faca abra a lateral do medalhão, insira um pedaço de brie em cada medalhão e feche com os palitos; tempere com sal e pimenta.

Doure a carne na frigideira e reserve; mantenha o fogo quente.

Molho: Reduza à metade o vinho tinto com metade da cebola picada, junte o molho rôti, coe e reserve.

Refogue o restante da cebola com metade da manteiga, junte o arroz, o vinho branco, deixe secar e junte o caldo de legumes aos poucos; quando o arroz estiver al dente junte as castanhas e frutas secas, o restante da manteiga, o queijo ralado e misture bem.

Termine o cozimento da carne no forno, aproximadamente 15 mim. de cozimento em temperatura alta.

Sirva a carne com o molho por cima e o risoto ao lado.

Bon Apetit!

Chef Théo Medeiros.

 

 

 

Avestruz com azeitonas e alcaparras

Ingredientes:

- 4 filet de avestruz (200 gr cada)

- ½ cebola picada

- 50 gr azeitonas preta picadas

- 50 gr alacaparras picadas

- 80 ml vinho branco seco

- 200 ml molho de carne (1 copo de água para 1 cubo de carne)

- 1 colher de manteiga

- 500 gr de fettuccine

- 150 ml creme de leite

- 80 gr de queijo ralado

- 50 gr maizena

- 50 ml azeite 

- Sal e pimenta  do reino a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira aquecida com azeite, sele a carne de avestruz, após isso acrescente sal e pimenta sobre o filet. Deixe mal passada, retire a carne e coloque a cebola, as azeitonas e as alcaparras, misture e acrescente o vinho, espere reduzir e adicione o caldo de carne. Após tudo feito, verifique o sal e engrosse com uma mistura de maizena e água. Leve uma panela com creme de leite ao fogo e deixe engrossar, acrescente o fettuccine (pré cozido e quente) e o queijo ralado. Verifique o sal e sirva a carne acompanhada da massa. Bon Apetit!!

Chef Théo Medeiros

Ervas aromáticas poder transformador…

As ervas aromáticas, como alecrim, manjericão, estragão e tomilho, têm o poder de transformar alimento e complementar preparações. Algumas delas combinam muito com alguns alimentos, mas não devemos nos prender a nada, na cozinha a sempre espaço para novas experiências. Mas aqui vai algumas dicas para melhor harmonização:

Alecrim: Por possuir um forte sabor deve ser usado com cuidado. Ele vai bem com carne de porco, coelho e frango, mas lembre-se, não precisamos nos ater apenas a isso, um pernil de cordeiro temperado com alecrim também fica excelente. E não é apenas em carnes que podemos usá-lo, o chá da erva também é saboroso, alem de ter propriedades medicinais, combatendo asma, tosse, gripe, febre e coqueluche.

Tomilho: Erva extremamente aromática, era usada na Roma antiga para perfumar as casas e até para espantar maus espíritos. Na cozinha podemos explorar o aroma e sabor característicos na produção de molhos e de assados e guisados.

Manjericão: Geralmente o associamos ao uso em molho de tomate, seja para pizza ou macarrão. Mas o manjericão tem outras utilidades, como na preparação de molho pesto. Ele também é muito bem vindo em sanduíches e omeletes. Nas massas, ele não é bem vindo apenas com molho vermelho, experimente usá-lo só em uma massa com azeite e alho. E como outras ervas, o manjericão tem utilidade medicinal, há quem diga até que ele transforma energia agressiva em força de vontade para atingir metas e ideais.

Fonte: 

http://www.dulcerodrigues.info/plantas/pt/tomilho_pt.html

http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/alecrim-propriedades-medicinais/

http://www.gastronomias.com/ervas/

http://www.hortaemcasa.com.br/mostraproduto.asp?prod=2EAD5E

http://www.aleph.com.br/pleiades/ervas/manjericao.HTM

Nozes, fruto da nogueira…

NOZES

As nozes, fruto da nogueira, são amplamente consumidas mundo afora. A semente, parte comestível é encontrada no mundo todo e a sua grande versatilidade faz com que a aceitação seja grande. 

Na gastronomia

Podemos saboreá-las nas três principais refeições. No café da manhã podemos consumi-las com cereais, batidas com leite ou em bolos. No almoço e no jantar elas podem ser consumidas picadas na salada, com massas, molhos e risotos. Misturadas com frutas secas as nozes também ficam muito bem.

Na saúde

O consumo de nozes traz muitos benefícios a saúde. Elas fortalecem as defesas do organismo, auxiliando na formação de glóbulos vermelhos, além de fortalecerem ossos e dentes, pela presença de cálcio. A ingestão de nozes, mesmo que em pequenas quantidades, reduz o colesterol e a formação de coágulos no sangue, reduzindo assim, em 65%, a chance de doenças do coração. As nozes também funcionam na prevenção ao câncer, pois são ricas em antioxidantes, como vitamina E e selênio. A noz também é muito rica em vitamina B6, que atua no bom funcionamento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos. Para conseguir todos os benefícios é necessário o consumo de apenas 5 nozes por dia.

http://www.maisquebeleza.com/dieta-noz.htm